GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E DA CULTURA
9ª DIRED – DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTO
ESCOLA ESTADUAL CAPITÃO MOR GALVÃO
ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
DECRETO DE CRIAÇÃO Nº 256 – 25/11/1911
PORTARIA DE RECONHECIMENTO Nº 548/80
RUA MOISÉS GALVÃO,215-BAIRRO GILBERTO PINHEIRO
CURRAIS NOVOS – RN
TEL. 84-3405-3332
E-MAIL-capitãomorgalvão@gmail.com
PROJETO INTERDISCIPLINAR: OS 100 ANOS DA MINHA ESCOLA
PÚBLICO-ALVO: PROFESSORES E ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL CAPITÃO MOR GALVÃO
ELABORAÇÃO: Professora Ayde Mísia Alves
PERÍODO: MARÇO A DEZEMBRO DE 2011.
INTRODUÇÃO
Completar 100 anos é muito raro na atual época em que vivemos. A Escola Estadual Capitão Mor Galvão, neste ano, comemora seu centenário. A escola está toda mobilizada para os festejos e comemorações devido a esta data tão singular.
Daí a criação de mais um projeto que aflora o amor à escola e resgata o seu hino há muito esquecido.
JUSTIFICATIVA
Tendo em vista que a Escola Estadual Capitão Mor Galvão está completando 100 anos, pensou-se em fazer uma série de eventos para comemorar esta idade tão bonita e especial. Outros projetos foram criados e este vai endossá-los, para que haja um conjunto de festividades durante todo o ano letivo.
O presente Projeto será dividido em duas (02) partes:
Resgate do hino da escola;
Concurso de produções textuais com o tema: Os 100 anos da minha escola.
OBJETIVO GERAL
Aflorar o amor à Escola, valorizando-a por seus 100 anos de existência proporcionando educação de qualidade, bem como resgatar o amor ao hino da escola, que representa um marco histórico na cidade de Currais Novos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Aprender o hino da escola;
Interpretar a letra do hino da escola;
Entender o significado das palavras antigas;
Conhecer a autora do hino;
Realizar um concurso de diferentes gêneros textuais com o tema do projeto com premiações e divulgação;
Conhecer o local onde a escola foi construída na sua fundação;
Saber a data da construção no local onde está localizada hoje;
Organizar um álbum da escola;
Estudar o momento histórico da cidade na ocasião da fundação da escola;
Entrevistar pessoas que estudaram na escola;
Despertar a criatividade.
METODOLOGIA
Distribuição de cópias do hino da escola para colarem no caderno;
Ensino do Hino da Escola por turma;
Cantá-lo em todos os eventos;
Estudo e interpretação da letra do hino;
Ilustração do hino nas aulas de Artes;
Palestras de ex-professores e ex-alunos sobre a escola antes e agora;
Entrevista com pessoas que já estudaram na E.E.C.M.G.;
Organização de um álbum da escola;
Estudo da localização da escola quando foi da sua criação;
Estudo da História da cidade quando da criação da escola;
Confecção de um Power Point com o Hino colocá-lo no blog da escola e mostrá-lo aos alunos nas festividades;
Pesquisa do local onde foi fundada a escola e quando foi construída no prédio no qual está atualmente;
Conhecer a dominialidade do terreno e da estrutura física da escola;
Produção de diferentes gêneros textuais, de acordo com o nível dos alunos, com o tema do projeto;
Uso da criatividade por parte dos alunos e professores;
Análise dos textos e escolha dos três melhores de cada nível;
Premiação aos alunos vencedores e divulgação dos melhores textos dentro da escola, no blog e nos canais de comunicação da cidade.
AVALIAÇÃO
Observar se os alunos decoraram a letra do hino da escola e incentivá-los a que participem do concurso.
As produções serão analisadas e poderão valer ponto extra ou nota nas disciplinas afins.
Divisão das produções textuais:
De 4º ao 5º ano - Poesia ou carta
De 6º ao 8º ano - Memórias
9º ano e 1ª série do Ensino Médio - Crônicas
2ª e 3ª séries do Ensino Médio - Artigo de Opinião.
Currais Novos, março de 2011.
Professora Ayde Mísia Alves
ANEXO:
REGULAMENTO DO CONCURSO
1. Concorrentes
Poderão concorrer todos os alunos da Escola Estadual Capitão Mor Galvão.
2. Organização e Seleção
A organização do concurso cabe a Coordenação e Supervisão da Escola Estadual Capitão Mor Galvão.
2.1. A avaliação de todas as produções concorrentes será feita por um júri constituído por alguns profissionais da equipe gestora, supervisora, coordenadora pedagógica e idealizadora do projeto.
2.2. A atribuição dos prêmios será decidida por maioria de votos.
2.3. Os prêmios serão entregues pessoalmente aos vencedores nas instalações da E.E.C.M.G. em reunião solene.
2.4. Se o concorrente desejar a devolução do respectivo trabalho deverá manifestar essa intenção na altura da entrega do mesmo.
3. Características dos Trabalhos a Concurso
3.1. As obras concorrentes em Língua Portuguesa deverão ser originais e inéditas.
3.2. O conteúdo temático das obras apresentadas a concurso é “OS 100 ANOS DA MINHA ESCOLA”
3.3. As obras concorrentes deverão ser obrigatoriamente inéditas e a apresentação gráfica das mesmas ficará ao critério dos concorrentes.
3.4. O professor de L. Portuguesa poderá corrigir os erros ortográficos dos textos dos alunos.
4. Entrega dos Trabalhos Concorrentes
4.1. As obras deverão ser entregues até o dia ____________________
4.2. Deverá ser entregue um (1) exemplar das obras, assinado com pseudônimo, em envelope fechado, às supervisoras de cada turno.
4.3. Os elementos de identificação contendo o nome, idade, e série devem ser entregues juntamente com cada obra concorrente, em envelope fechado, devendo no seu exterior ser indicado o pseudônimo utilizado pelo concorrente.
5. Demais Procedimentos
5.1. Todos os elementos de identificação dos concorrentes serão mantidos em sigilo até a tomada de decisão do júri.
5.2. Uma vez entregues os trabalhos, considera-se que os concorrentes conhecem e aceitam as cláusulas do presente regulamento.
5.3. Os trabalhos serão premiados em quatro categorias:
De 4º ao 5º ano - Poesia ou carta
De 6º ao 8º ano - Memórias
9º ano e 1ª série do Ensino Médio - Crônicas
2ª e 3ª séries do Ensino Médio - Artigo de Opinião.
5.4. Os trabalhos premiados passarão a fazer parte do patrimônio da E.E.C.M.G.
5.5. Os procedimentos omissos no presente regulamento serão decididos pelo júri e pela equipe coordenadora da E.E.C.M.G.
6. Prêmios
6.1. Será atribuído o 1º prêmio a cada uma das quatro categorias de concorrentes.
6.2. A natureza do prêmio será decidida oportunamente.
6.3. O júri poderá ainda atribuir menções honrosas, se os trabalhos o justificarem.
6.4. Os casos omissos no presente Regulamento serão resolvidos pelo júri, dando disso conhecimento à entidade promotora.
Espero que todos colaborem com os festejos dos 100 anos da minha escola.
ResponderExcluirAlunos façam seus textos e concorram a prêmios.
Vou participar com Poesias! Estou ansiosa para começar este trabalho!
ResponderExcluirEstamos precisando de registros fotográficos para o centenário da escola! Por favor, quem tiver fotos enviar para evaldacunha@Hotmail.com
ResponderExcluir