Professor(a),Você sabe utilizar as mídias q existem para incrementar suas aulas?

quarta-feira, 23 de março de 2011

Projeto Sala de Informática

PROJETO DE INFORMATICA INCLUSÃO DIGITAL INCLUSÃO DIGITAL PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL CAPITÃO MOR GALVÃO PÚBLICO-ALVO: ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, TURNO NOTURNO RESPONSÁVEIS: Ayde Mísia Alves INTRODUÇÃO A sociedade atual tem tido sua estrutura e funcionamento alterada pelas tecnologias de informação e de comunicação. Assim torna-se imprescindível pensar em uma “inclusão digital”, termo que é utilizado para designar os esforços de fazer com que crianças e adultos obtenham os conhecimentos básicos para utilizar os recursos da tecnologia em sua realidade, seja no meio urbano, quanto no rural. O Ministério da Educação está empenhado na inclusão digital das escolas urbanas e nas do campo, para que as crianças e jovens obtenham conhecimentos básicos do uso dos computadores e da internet, para isso capacita os professores para que repassem aos alunos seus conhecimentos, melhorando o processo de aprendizagem dos alunos e o modo de trabalho dos professores. Os alunos de um modo geral apresentam dificuldades por não saberem como lidar com a máquina, desde ligar o computador até como usar o mouse. Alguns não tem computador em casa e este curso servirá para que eles se familiarizem com a mídia, podendo apresentar melhor seus trabalhos e enriquecer seus conhecimentos, além de motivá-los ao estudo.
OBJETIVO GERAL

O projeto tem como objetivo a inclusão dos alunos do Ensino Médio, turno Noturno, da Escola Estadual Capitão Mor Galvão no laboratório de informática fazendo uso da internet para pesquisas e do broffice writer para digitação dos trabalhos. A fim de ajudar a desenvolver seus conhecimentos de uso dos computadores e da internet na escola e na vida diária.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Ensinar como ligar o computador corretamente;
 Conhecer os caminhos para acessar a internet;
 Usar do site www.google.com.br;
 Saber usar o broffice writer;
 Digitar seus trabalhos com os conteúdos pesquisados;
 Saber organizar os textos digitados;
 Salvar os textos em pastas;
 Imprimir os trabalhos;
 Discutir ao final das aulas o que foi aprendido e o que não foi. DESENVOLVIMENTO Os alunos vão ao laboratório de informática da escola, com o intuito de pesquisar na Internet um assunto solicitado pelo professor da disciplina. Como a sala de informática só dispõe de 09 computadores funcionando, faz-se necessária a presença de um mediador, no caso o próprio professor da sala de informática para ficar com os alunos, enquanto o professor da disciplina estará ministrando sua aula na sala de aula.
Na outra aula do mesmo professor outros 09 alunos virão e assim sucessivamente. O professor orientador da sala dará um minicurso de informática aos alunos, ensinando como ligar o computador corretamente, com os seguintes passos:
Apertar o botão ligar do CPU;
Apertar o botão ligar do monitor;
Colocar a senha do aluno e todas as informações necessárias.
Depois de ligado, orienta-se a encontrar na tela do monitor o navegador da internet, que após aberto vão ao site solicitado pelo professor ou fazem a pesquisa no google. As dificuldades, serão superadas com a orientação dos professores, assim os alunos conhecerão um pouco mais sobre a Internet e sobre o assunto que vieram pesquisar.
ORGANIZAÇÃO DO USO DA SALA DE INFORMÁTICA

Tema a ser trabalhado

_____________________________________________________________________________

Quantidade de aulas

____________________________________________________________________________

Pesquisa prévia, antes de interagir com os alunos

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Recursos utilizados

Planilha de texto ( ) Internet ( ) Excel ( ) Fotos ( )

Pen-drive ( ) Impressora ( ) máquina fotográfica ( )



NORMAS DE USO

Desligar o computador, após o uso.

Não comer na sala de informática.

Se organizar para salvar os trabalhos, para que não ultrapasse o horário estipulado.

Quando vier para a sala de informática, organizar a sala em grupos, sendo que só dispomos de 9 computadores.

Conversar com os alunos sobre acessar a internet seguramente.



INTERNET SEGURA

Jamais forneça senha a terceiros.

Preste atenção no endereço que está navegando.

Não clique em algum arquivo que você não conheça a origem.

Salve sempre seus trabalhos ao término da aula, pois assim você poderá recuperá-los na aula seguinte.

Ouvir o colega com atenção e respeito, pois a interação é muito importante. A dúvida de um pode ser a dúvida de todos.

Não apontar lápis, dispor de restos de borracha nas mesas do computador, pois esta sujeira danifica o equipamento.

Em caso de dúvidas, chame o professor.

Ao vir para a sala de informática, já tenha em mãos uma idéia do que procurar ou do que fazer.

Tome cuidado com cabos e fios, pois estes são sensíveis e podem desligar impossibilitando o uso do computador.

CONCLUSÃO
Depois da experiência que com os alunos do turno noturno da Escola Estadual Capitão Mor Galvão será constatado se as dificuldades e deficiências foram superadas e observado o desempenho do aluno em outras pesquisas.
Como orientadora da sala de informática sei que terei muitos desafios, pela quantidade de alunos, e pela quantidade de computadores. Mas sei que a experiência será muito satisfatória, pois a alegria deles em estar no laboratório de informática faz com que eu tenha uma recompensa de todo o trabalho. Depois deste minicurso poderei fazer um melhor trabalho com relação ao ano passado.
Agradeço ao colaborador Madson, pois com ele realizarei o projeto que sempre quis e não tinha as devidas competências.
Com este projeto os alunos conhecerão melhor e verão um mundo novo que se lhes abre por meio da internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário